A saúde dos mares e oceanos é fundamental para o bem-estar social, ambiental e econômico no planeta. Os oceanos desempenham um papel fundamental no sistema climático global e nos serviços ambientais junto às sociedades por meio da geração de empregos, meios de subsistência, segurança alimentar, saúde, biodiversidade e modo de vida para bilhões de pessoas.

Em 2017 o Canadá tornou- se presidente do Grupo dos Sete, que reúne os países com o maior desenvolvimento econômico no mundo. Composto por Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão, França, Reino Unido e Itália, o chamado G7, concentra as maiores e mais industrializadas economias entre nações e definiu como uma das suas prioridades globais enfrentar a poluição pelo plástico.

Em junho, os líderes do bloco discutiram a urgência de combater a ameaça dos resíduos plásticos lançados nos oceanos e seus impactos nos ecossistemas costeiros e marinhos, bem como os valores perdidos pelo não reaproveitamento desses materiais na cadeia produtiva.

Cinco países (Canadá, França, Alemanha, Itália e Reino Unido) e a União Europeia (UE) assinaram um tratado chamado “Carta sobre o Plástico nos Oceanos”, comprometendo-se com um melhor gerenciamento de plásticos em terra e no mar, e uma gestão mais eficiente e sustentável desses recursos. Link para o tratato (…)

Defendendo ações efetivas para frear a poluição do plástico globalmente o Governo do Canadá disponibilizou um novo fundo de financiamento para apoiar campanhas de advocacy relacionadas a gestão sustentável do plástico.

Em todo o mundo, diversas organizações submeteram propostas para solicitar o financiamento do Canadá para atividades e ações contra a poluição nos oceanos. O Canadá aprovou o financiamento para projetos em 13 países: África do Sul, Austrália, Chile, Cingapura, Cuba, Haiti, Índia, Líbia, Lituânia, Mongólia, Tunísia, Vietnã e inclusive no Brasil.

No Brasil o projeto Programa de Capacitação Comunitária em Combate ao Lixo no Mar – #PraiaLivreDePlástico do Instituto Ecosurf, foi selecionado por um comitê formado por técnicos do governo canadense para ser executado em parceria no país.

A proposta tem como objetivo a promoção da mobilização social e o envolvimento de comunidades tradicionais no litoral, com ações de mobilização, pesquisa através da ciência cidadã e gerenciamento de resíduos sólidos.

Para saber mais sobre as propostas do governo canadense que visam a proteção dos oceanos, vejam a página:

http://dfo-mpo.gc.ca/campaign-campagne/oceans/index-eng.html

Conteúdo do programa:

Oficina 1 – Educação e Cidadania Ambiental

Oficina 2 – A importância dos Oceanos: Lixo local, problema global

Oficina 3 – Política Nacional de Resíduos Sólidos

Oficina 4 – Comunidade Lixo Zero

Oficina 5 – Princípios da Economia Circular

Oficina 6 – Plano Comunitário de Gerenciamento de Resíduos

Oficina 7 – Cooperativismo e Reciclagem

Oficina 8 – Turismo Sustentável

Cada atividade possui três horas de duração.

O Programa de Capacitação Comunitária em Combate ao Lixo no Mar – #PraiaLivreDePlástico é uma realização do Instituto Ecosurf e conta com a parceria do Governo do Canadá – G7, apoio da Fundação Florestal do Estado de São Paulo, Campanha Mares Limpos – ONU Meio Ambiente, Prefeitura Municipal de Peruíbe, Associação dos Estudantes de Peruíbe (AEP), Joss Outlet, Boomera, Arrisca Comunicação Visual, Instituto Ernesto Zwarg (IEZ), Keep The Ocean Blue, Ocean Drop, ONG Vida & Surf e Instituto Lixo Zero Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *