A NOSSA JORNADA ESTÁ SÓ NO INÍCIO

O Programa

O programa Oceano na Escola – Educação Para a Cidadania Oceânica , desde 2019, leva a cultura oceânica para as escolas de forma interdisciplinar e transversal. Onde os protagonistas são os alunos e professores, que são instigados a desenvolverem projetos dentro das variadas disciplinas, sem fugir da base curricular comum e respeitando as características sociais e geográficas no contexto regional onde a escola participante está inserida.

Impacto

20 MIL VOLUNTÁRIOS ENVOLVIDOS
+ DE 1.000 CAMPANHAS DE DESPOLUIÇÃO DE PRAIA
+ DE 750 PALESTRAS SOBRE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
+ DE 5 MIL ESTUDANTES PARTICIPARAM DAS AULAS E CAMPANHAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
+ DE 60 ESCOLAS POR ANO
+ DE 450 PROFESSORES
+ DE 600 MIL SEGUIDORES NAS REDES SOCIAIS

Por que Cultura Oceânica?

A Cultura Oceânica é a construção de um movimento global sobre o oceano, conectando a ciência oceânica com a educação para o desenvolvimento sustentável.

Entender como o Oceano influencia a nossa vida e como nossas ações influenciam o Oceano é o papel da Cultura Oceânica.

Porque proteger o oceano?

– Cobre 71% da superfície da Terra;
– Verdadeiro pulmão do mundo: mais de 60% do oxigênio que respiramos vem do oceano; – O planeta só é habitável por causa do oceano;
– Regula o clima;
– Abriga 90% de todas as espécies de vida;
– Fonte inesgotável de energia limpa;
– Fonte de alimento para a humanidade;
– Transporte de bens e mercadorias;
– Fonte de cultura e lazer para todos;
– Entre outros.

"Cuidamos aquilo que amamos, e amamos aquilo que conhecemos!"

Jacques-Yves Cousteau

Me. Nathany Herrera, crossfiteira e levantadora de peso olímpico, bióloga, mestra em ciências e professora. Seis anos no Instituto Ecosurf, onde exerce o cargo de Coordenação Nacional de Educação Ambiental e de Diretora Executiva no programa Oceano na Escola.

Cláudio A. Becker, surfista amante do mar e das ondas, publicitário, gestor ambiental, pós graduando em Ecoturismo, capacitação em Educação Ambiental. Cinco anos no Instituto Ecosurf, onde exerce o cargo de Diretor de Relações e de Diretor Executivo no programa Oceano na Escola.

Me. Jéssica de Araújo,  corredora de rua e surfista aprendiz, bióloga, mestra e doutoranda em Ecologia e Evolução da Biodiversidade. Quatro anos no Instituto Ecosurf, onde exerce o cargo de Educadora Ambiental e de Diretora de Educação Ambiental no programa Oceano na Escola.

Inscreva a sua escola

Ao se interessar pelo programa você pode inscrever a sua escola para que possamos entrar em contato e ela possa ser contemplada pelo programa.

As aplicações para escolas abrem anualmente,  e após recebimento das inscrições as escolas são contatadas para serem contempladas com o programa no ano letivo que se segue.

Se você faz parte de uma organização escolar, pode inscreve-la no programa e ser contemplada de acordo com a nossa programação no ano letivo.

Junte-se a nós

O empoderamento das crianças e dos jovens na proteção do oceano gera um protagonismo que estabelece uma relação diferente entre esses jovens, os adultos que os cercam e a sociedade como um todo.

“A Participação do Oceano na Escola, do Ecosurf, foi muito boa para a Rede Municipal de Ensino de Itanhaém, na Semana do Meio Ambiente. Porque o Ecosurf motivou muitas escolas a trabalharem a questão do oceano em sala de aula. A educação infantil é onde a “chama está acesa”, as crianças estão prontas para receber estas questões e se interessam muito e as professoras são muito empenhadas em tratar as questões ambientais. Na educação infantil e no fundamental I surgiram muitos projetos interessantes. Temos inclusive depoimentos de alunos, que nos enviam áudios contando que foram à praia e levaram sacolas para recolher resíduos encontrados para limpar o ambiente. Um aluno de apenas dois anos fez um depoimento contando que era muito lixo que eles estavam tirando da praia, que o povo joga na beira. Um aluno pequenininho com esta consciência sendo criada desde já!

UMA EXPERIÊNCIA EM PROL DO MUNDO.

Em 2019, vivi uma das experiência mais incríveis na minha trajetória como voluntário: a luta pela salvação dos mares fomentada pela ECOSURF. Não foi apenas uma palestra, mas sim uma série de dinâmicas que possibilitaram a educadores e educandos buscar informações, construir espírito crítico e propor ações individuais e coletivas que pudessem ser efetivadas no cotidiano para a busca da proteção e salvaguarda dos oceanos, o maior responsável pela oxigenação do planeta.