Linha do tempo

2000 – Grupo de surfistas na cidade do litoral paulista, Itanhaém, começam a organizar mutirões para a limpeza das praias e fundam o Instituto Ecosurf.

2002 – Ecosurf assume uma vaga representando a sociedade civil no Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista-SP.

2003 – Representantes do Ecosurf participam como delegados da etapa paulista da 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente.

2005 – Membros do Ecosurf organizam uma excursão para o VI Fórum Ibero Americano de Educação Ambiental, realizado na cidade de Joinville-SC.

2005 – Ecosurf e parceiros articulam a criação do Coletivo Jovem de Meio Ambiente Caiçara.

2006 – O Ecosurf e demais grupos sociais, coletivos, universidades, ONGs criam a Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista.

2007 – Ecosurf assume a secretaria da Rede de Agendas 21 do Litoral Norte e Baixada Santista-SP.

2008 – Representante do Ecosurf é eleito Delegado para representar o estado de São Paulo na 3ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, em Brasília-DF.

2009 – Ecosurf torna-se uma das organizações membro do Comitê de Difusão da Carta das Responsabilidades Humanas no Brasil.

2009 – É iniciada pelo Ecosurf a organização do Movimento Surf Sustentável.

2010 – Dirigentes do Ecosurf são convidados para compor a malha da Rede Brasileira de Educação Ambiental – REBEA e do Fórum Brasileiro de Organizações e Movimentos Sociais – FBOMS.

2011 – Ecosurf representando a Rede de Juventude e Meio Ambiente – REJUMA, assume vaga no Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental.

2012 – Através de um convite da Fundação SOS Mata Atlântica a Ecosurf coordena a mobilização nacional no litoral paulista da campanha Mangue Faz a Diferença.

2012 – Durante a Rio +20 a Ecosurf lança a Carta das Responsabilidades dos Surfistas – Rede Surf Sustentável.

2013 – Ecosurf protocola no Congresso Nacional o pedido de criação da Política Nacional de Áreas de Surf Protegidas (PNASP).

2013 –Ecosurf abre sua primeira sede fora de SP, em Imbituba – SC

2014 – O músico Jack Johnson convida a Ecosurf para ser parceira da sua turnê pela América do Sul.

2014 – Ecosurf representa a América do Sul na Expedition Plastik no Oceano Índico.

2015 – Ecosurf inicia atuação com Coletivos na Europa e África.

2015 – Movimento contra verticalização consegue impedir construção de novos prédios que trariam sombra para orla das praias em Itanhaém-SP.

2016 – Nordeste brasileiro ganha porta-voz do Ecosurf.

2017 -Ecosurf participa doGrupo de Trabalho de criação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar

2018 – O Instituto Ecosurf aprova projeto junto ao G7 presidido pelo Governo do Canadá – Plano Comunitário de Combate ao Lixo no Mar

2018 -Ecosurf e Instituto Aprender criam o Programa Brasileiro de Reservas de Surf (PBRS)

2018 – Ecosurf expande e abre sede no Rio Grande do Sul, passando a atuar em todo Estado.

2019 – ONU e Ecosurf formalização do Memorando de entendimento junto ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e campanha Mares Limpos

2019 – Nasce o Programa Oceano na Escola: Educação Para a Cidadania Oceânica

2020 – Oceano na Escola é convidado, pela UNIFESP, a participar do Projeto Maré de Ciências

2020 – Integrantes do Oceano na Escola participam como mediadores do I Fórum Brasileiro dos Jovens Embaixadores do Oceano, da UNIFESP

2022 – Bióloga do Ecosurf, é selecionada em um rigoroso processo com jovens do mundo todo, é selecionada como Embaixadora do Conselho Global de Juventude para o Dia Mundial do Oceano