O Instituto Ecosurf é uma organização brasileira que reúne especialistas ambientais dedicados a criar soluções e gerar conhecimentos que assegurem a saúde do oceano e a proteção das zonas costeiras e marinhas. A entidade atua com o foco na educação e informação ambiental, voluntariado e mobilização, engajamento social, inovação e políticas públicas (advocacy).

Com 20 anos de trabalho e um histórico sólido no desenvolvimento de projetos de impacto, campanhas e ações diretas dividas em dois eixos principais: Combate ao Lixo no Mar e Proteção das Ondas, a Ecosurf possui uma ampla rede de parceiros nacionais e internacionais que conectam governos, sociedade civil, academia e setor produtivo.

Missão: Empoderar os surfistas e inspirar a sociedade para a conservação das praias, proteção das ondas, rios e oceanos.

Visão: Ser uma organização eficiente e inovadora no emprego da educação para cidadania ambiental e formulação de políticas públicas para conservar e proteger a natureza.

Princípios: Transparência no ser, no sentir, no pensar, no falar e no fazer.

Diretrizes institucionais:

E ngajar os surfistas para a atuação em causas públicas;

C ontribuir com soluções para o enfrentamento da poluição nos mares;

O rganizar a comunidade do surf para o despertar da consciência ambiental;

S emear a cultura de paz, cooperação e solidariedade;

U nir os povos do mar pela proteção e limpeza das praias e oceanos;

R espeitar a cultura tradicional e sociobiodiversidade das zonas costeiras;

F ortalecer práticas sustentáveis;

"A Ecosurf transforma o surf em um instrumento de luta socioambiental e reforça o protagonismos dos povos do mar na defesa dos territórios costeiros e marinhos!"

Atualidade

Entre os trabalhos de destaque nos últimos anos estão a idealização em conjunto com a ONU Meio Ambiente da Semana Mares Limpos, realização e organização da 9ª Mostra SP de Fotografia – Tema: Plástico e os impactos nos Oceanos, Encontro de Jovens pelos Oceanos, Mutirões Oceano Limpo, Ciclo de Palestras: Mobilização Social e o Desafio do Combate ao Lixo no Mar, Programa de Capacitação Comunitária em Combate ao Lixo no Mar e Cursos de Formação de Voluntários Ecosurf.