Manifesto Ecosurf Oceano 2023

Já passou da hora de retribuir o favor!

Você consegue sentir a importância do Oceano em sua vida?

Mesmo ainda tão desconhecido e severamente ameaçado pela ação humana, o Oceano desde o início dos tempos vem cuidando de todos nós. 

Oceano é oxigênio, alimento, saúde, movimento e energia. É Vida!

Defender o Oceano é uma Causa pelas Ondas, pela Biodiversidade Marinha, pela Cultura Surf e dos Povos Tradicionais e seus costumes ancestrais; pela Sustentabilidade das populações que dependem dos serviços naturais desse ambiente para se alimentar, respirar o ar puro, ter o clima regulado e perpetuar práticas entre gerações.

Neste instante, toneladas de plástico e esgoto in natura vazam para o Oceano em todo mundo. Toda a sociedade é parte deste panorama, portanto uma mudança de hábitos e atitudes é fundamental e urgente.

O nosso Planeta, e consequentemente o Oceano, não suportam mais a pressão do modo de vida utilitarista e linear que por séculos nos foi legado.

Em 2050 haverá mais plástico que peixes no Oceano. Esta é a herança que deixaremos para nossos filhos, netos e também para nós mesmos?

Agora é o momento para mudanças, de sermos vigilantes, inteligentes, atentos e empenhados em assumir responsabilidades na restauração da nossa Casa Comum.

Precisamos nos colocar à frente, nos responsabilizar e ter coragem e posicionamento na promoção de modos de vida regenerativos, sustentáveis e suficientes para todos.

Em 2020 foi concluído um ciclo de 20 anos desde o primeiro passo do Instituto Ecosurf em sua trajetória no litoral brasileiro de empoderamento em causas que conectam o surf como um potente instrumento para o despertar da consciência ambiental.

Durante duas décadas, fomos uma engrenagem disruptiva para mostrar a necessidade do cuidado que o oceano merece ter e que os surfistas, enquanto parte de uma importante comunidade global, podem protagonizar.

A partir de hoje apresentamos a nossa nova identidade visual e iniciamos uma extraordinária jornada embarcados na Década do Oceano (2021-2030), com o propósito de impulsionar e cooperar com as ações que possibilitem a criação de oportunidades e resultados, para alcançarmos juntos um oceano limpo, saudável e resiliente, previsível, seguro, produtivo e sustentável e transparente.

Todo o nosso esforço de agora em diante tem o objetivo de reverter a atual situação de crise e emergência climática, extinção em massa da vida natural, poluição das águas, destruição das ondas, praias e consequentemente do nosso habitat. Ainda há tempo!

Você é nosso(a) convidado(a) a trabalhar neste novo ciclo do Instituto Ecosurf, ajudando a criar soluções para superar todos estes desafios socioambientais.

Junte-se a nós e seja parte da mudança. 

O Oceano nos deu as Ondas e está na hora de protegê-lo para retribuir o favor. 

Uns chamam de Mar, nós chamamos de Lar.

ECOSURF – Proteger o Oceano é da nossa Natureza!

#SomosEcosurf