Criado em 2000, o Instituto Ecosurf é uma organização da sociedade civil brasileira, de caráter não-governamental, fundada por surfistas comprometidos com o combate à poluição nas praias, conservação do oceano, justiça social, ambiental e a cultura de paz.

A organização compreende os surfistas como povos do mar, sendo uma comunidade representativa e com grande potencial de contribuir com a superação dos desafios necessários para a proteção da biodiversidade marinha e melhoria da qualidade de vida das populações nas zonas costeiras.

Com sede no Brasil e atuando através de uma rede colaborativa de Coletivos Ecosurf pelo mundo, a Ecosurf é composta por grupos organizados, porta-vozes e embaixadores em diversos países, cidades e estados.

As ações da organização são orientadas pela Carta das Responsabilidades dos Surfistas – Surf 21 e se voltam para o fortalecimento da mobilização social sob a perspectiva das Bacias Hidrográficas como “locus” estratégico para os processos de construção política, gestão espacial e governança ambiental.

“Sendo Povos do mar os surfistas devem compactuar na busca incessante pela preservação das praias e oceanos ao redor do nosso Planeta”.

Esta frase inspirou os fundadores do Instituto a iniciarem o Projeto Ecosurf no verão do ano de 1998, e posteriormente a criação e registro formal da instituição no ano 2000.

Todo o trabalho começou com o objetivo de diminuir a poluição nas praias do litoral paulista através da mobilização dos surfistas da cidade de Itanhaém-SP. As primeiras ações promoviam a sensibilização ambiental e o engajamento público.