A Rede Mares Limpos (Rede Brasileira de Combate ao Lixo no Mar) é uma iniciativa do Instituto Ecosurf que visa constituir um amplo esforço colaborativo e distribuído para monitorar através do Método Ecosurf de Limpeza das Praias a poluição por resíduos sólidos na costa brasileira. A rede funciona como uma comunidade de aprendizagem e difusão da ciência cidadã para promoção e divulgação do conhecimento.

O trabalho da rede é parte da estratégia de mobilização social da campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente que foi lançada em 2017, e tem como objetivo gerar um movimento global para combater a poluição por plásticos; incidir nas políticas públicas; promoção de ações diretas; dialogar com indústrias para incentivar a redução de embalagens plásticas; convocar consumidores a mudarem seus hábitos de consumo e descarte; e articulação de medidas para reduzir o avanço do lixo nas praias, rios, mares e oceanos à partir de ações em terra. Mais de 60 países e inúmeros municípios já se comprometeram em criar condições para reduzir a prevalência de plásticos descartáveis no cotidiano das pessoas.

Semana Mares Limpos

A Semana Mares Limpos tem como objetivo reunir os mais diversos indivíduos, coletivos, empresas, organizações, universidades, clubes de servir e associações que realizam mutirões de limpeza no mês de setembro, quando tradicionalmente ocorre no em mais de 100 países o Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias.

A semana é um movimento que soma esforços por uma agenda comum de mobilização contra poluição e após os mutirões cadastrados no sistema ONU Mares Limpos, é publicado um relatório nacional sobre a situação das praias e rios brasileiros pelo acúmulo de resíduos sólidos.

A primeira edição da Semana Mares Limpos, em 2017, contou com a participação de 136 grupos, em 16 estados brasileiros, reunindo quase 10 mil voluntários em suas atividades. Mais de 24 toneladas de lixo foram retiradas das praias do país. Na segunda edição, em 2018, 120 grupos mobilizaram mais de 10 mil participantes em 13 estados.

Confira o relatório:

Durante a #SemanaMaresLimpos, o Instagram da Ecosurf e ONU Meio Ambiente e organizações parceiras divulgam informações sobre poluição plástica nos oceanos e fotos e vídeos das ações promovidas pelos grupos voluntários usando a hashtags #SemanaMaresLimpos e #SML.

Grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/RedeMaresLimpos

Mapa da rede: http://bit.ly/MapRedeMaresLimpos

Cadastro para participar da Rede: http://bit.ly/CadastroRedeMaresLimpos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *