A 9ª edição da Mostra SP de Fotografia idealizada pelo fotógrafo Fernando Costa Netto da DOC Galeria, em parceria com o Instituto Ecosurf e curadoria da Jornalista Paulina Chamorro, é um projeto que usa fotografia para promover a causa dos Oceanos.

O projeto reúne 27 imagens selecionadas através de uma convocatória nacional e pesquisa de curadores. Os registros propõem reflexões sobre o consumo e o descarte do plástico.

De forma inovadora as fotos de tamanhos variados são apresentadas em galerias, lojas, restaurantes, escritórios de arte, muros aos ar livres e tapumes autorizados. Tudo isso para que o grande público que visita a Vila Madalena-SP possa interpretar a arte como meio de aguçar o senso crítico.

Entre os fotógrafos convidados, profissionais que usam também sua fotografia como instrumento de denúncia: Alê Ruaro, Andréa Barreiro, Apu Gomes, Barbara Veiga, Cássio Vasconcellos, Coletivo Rolê, Cris Veit, Diego Nigro, Doug Monteiro, Eduardo Leal, Família Schürman, Henrique Tarricone, Justin Hofman – National Geographic, Kátia Carvalho, Levi Bianco, Luciano Candisani, Luisa Dörr, Luiza Sampaio, Marcos Piffer, Michele Roth, Nathalie Bohm, Raphael Alves, Renato Negrão, Renato Stockler, Rodrigo Koraicho, Rodrigo Tomzhinsky – Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Yan Boechat.

Em paralelo às exposições, palestras de debates com especialistas em um Ciclo de Conversas foram realizadas.

Temas apresentados:

PARAÍSOS PLASTIFICADOS– Fernando de Noronha vista pela lupa do lixo plástico revela que nem os paraísos estão livres.

Convidados: Michele Roth, Luiza Sampaio e Doug Monteiro (fotógrafos ativistas de Fernando de Noronha)

VOZ DOS OCEANOS – A nova aventura da Família Schurmann, que há mais de três décadas viaja pelos mares do mundo.

Convidados: Família Schurmann

RIOS – ESPELHOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA – Assim como os mares, nem os rios brasileiros estão livres da contaminação plástica. Nessa mesa, vamos ouvir o ativista Eduardo Srur contando sobre outras formas de abordar o tema, o fotógrafo Carlos Alkmin e seu olhar para os rios paulistas, além das ONGs que trabalham diretamente com rios no Brasil: SOS Mata Atlântica, que há décadas tem o projeto “Rede das Águas”, e FAS (Fundação Amazonas Sustentável), que participa da campanha “Mares Limpos” com o projeto fotográfico “Rios Limpos”, da ONU Meio Ambiente.

Convidados: Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica; Eduardo Srur; FAZ; Carlos Alkmim, fotógrafo

CAMINHADA RIOS E RUAS – Um passeio ao longo do leito do Rio Verde, que corta a Vila Madalena sob o asfalto, promove o reconhecimento da nossa cidade, conscientiza e aguça a nossa imaginação. A caminhada será conduzida pelos especialistas em hidrografia paulista, o arquiteto José Bueno e o geógrafo Luiz de Campos Júnior, pelos curadores Paulina Chamorro e Fernando Costa Netto.

PRAIAS E O PLÁSTICO – UMA CHAMADA PARA AÇÃO – Itens plásticos são os principais objetos encontrados em mutirões de limpeza de praias pelo mundo. No Brasil não é diferente. Nessa mesa, vamos conhecer a campanha global da ONU Meio Ambiente, “Mares Limpos”, e da Ecosurf, um dos mais reconhecidos projetos de limpeza de praia do país.

Convidados: João Malavolta, da Ecosurf; representante da campanha “Mares Limpos” da ONU Meio Ambiente; Gabriela Otero, representante Abrelpe; Representante ABRE – Associação de Embalagens

ECONOMIA CIRCULAR E OUTRAS SOLUÇÕES PARA AS CIDADES – Trabalhar com soluções frente ao problema do lixo plástico nas cidades passa pela economia circular. Vamos conhecer a origem dessa nova forma de pensar resíduos e de que forma São Paulo está enfrentando o problema.

Convidados: Guilherme Brammer, da Boomera; Daniela Lerario, da Triciclos, Thaide, artista

PLÁSTICO PELO MUNDO – A WWF-Brasil apresenta os dados do seu principal relatório sobre o plástico no mundo e uma conversa entre a jornalista Paulina Chamorro e o premiado fotógrafo da National Geographic Luciano Candisani.

Convidados: Luciano Candisani; Anna Carolina Lobo, gerente do programa Mata Atlântica & Marinho do WWF-Brasil

LOCAIS EXPOSITIVOS

Floricultura A Bela do Dia, sorveteria Pinguina, restaurante Banana Verde, lojas Arteira, basico.com, Fernanda Yamamoto, Flávia Aranha, Juliana Bicudo, Prototype e Uma, mercado Casa Orgânico, mecânica Tório, livraria Casa Plana, espaços Civi-co, Chá de Rabiscos e Casulo Colab, Ecoótica, doceria Bolo da Madre, Centro Articular, bares Bar do Beco e Cazu, DOC Galeria, EBAC – Escola Britânica de Artes Criativas, entre outros espaços como tapumes e muros.

Vídeo e PDF Catálogo e Guia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *