As Ações Ecosurf Limpeza de Praia expressam a necessidade urgente de mudanças do comportamento individual e coletivo sobre os hábitos de consumo no momento da escolha e descarte de resíduos sólidos e seus potenciais impactos na biodiversidade dos oceanos.

Estas ações são voluntárias e destinadas para todos os cidadãos, escolas da rede pública e privada, associações, empresas, clubes de surf, universidades entre outros.

A experiência oferecida nesses momentos proporciona aos participantes o desenvolvimento social e pessoal, senso de coletividade e uma maior compreensão sobre o tamanho do problema que é a poluição nas praias e seus impactos na paisagem e vida marinha.

Durante os mutirões os voluntários e colaboradores são incentivados a dividir seus conhecimentos, boas práticas e utilizar o Método Ecosurf de Limpeza da Praia. Desta forma, ajudam a diagnosticar a quantidade de lixo depositado nos ambientes percorridos e alimentam o banco de dados sobre a atual situação das praias e oceanos pelo lixo, além de se tornarem agentes de monitoramento ambiental do litoral brasileiro.

O chamado “Lixo Marinho” está presente em todas as praias e mares do mundo e constitui uma ameaça para a vida de milhares de animais, como aves, golfinhos, baleias e tartarugas.

Entre os principais resíduos encontrados, cerca de 90% são constituídos de materiais plásticos de diferentes tamanhos, cores e composições, podendo demorar centenas de anos para sumir da nossa visão. As atividades terrestres representam 80% das origens do lixo que vai parar no mar, sendo a pesca, a navegação, o turismo e a falta de saneamento básico os principais responsáveis por esta ameaça.

Faça a Diferença. Junte-se a Nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *